Ir a um show de rock ou metal é uma experiência intensa, daquelas que ficam na memória pra sempre. Mas, para tudo dar certo, é fundamental saber o que levar e, principalmente, o que deixar em casa. Afinal, ninguém quer perder tempo na fila do detector, ser barrado na entrada ou carregar peso à toa a noite toda.
Se você está indo ao seu primeiro show de rock ou já foi a vários, mas quer saber como pode se organizar melhor, aqui vão dicas de quem frequenta shows desde 1995. Sim, são 30 anos de experiências boas – outras nem tanto – mas todas me ensinaram algo sobre conforto, segurança e praticidade.
Primeiro show de rock? 10 coisas que você precisa saber antes de ir
O que pode levar para um show de rock
1. Ingresso (digital ou impresso)
Parece óbvio, mas não subestime: verifique com antecedência onde está seu ingresso. Já vi amigo esquecer o ingresso físico em outra cidade (!). Na época, não tinha versão digital. A sorte é que a gente conseguiu fazer uma vaquinha e ele comprou outro na hora. Mas não conte com a sorte.
Dicas práticas:
- Baixe o aplicativo com o ingresso digital e/ ou a versão em PDF no celular
- Na hora de entrar, aumente o brilho da tela (alguns scanners falham em brilho baixo)
- Se puder e for permitido, imprima uma cópia. Vai que o celular não funciona?
2. Documento com foto
Leve SEMPRE documento de identidade ou passaporte (caso seja um show no exterior). Muitos lugares conferem o nome no ingresso, sobretudo para evitar fraudes.
Menores de idade também precisam sempre de documentação. Já fiquei esperando minha mãe assinar um termo no juizado de menores, aos 13 anos, para poder entrar num show do Bon Jovi em São Paulo. Outro mundo, outros tempos, mas a burocracia segue viva.
3. Celular com bateria cheia
O celular hoje em dia é seu ingresso, seu mapa, sua lanterna, seu transporte, sua câmera, sua comunicação, seu cartão de crédito. Carregue 100% antes de sair de casa.
Levar powerbank é uma hipótese? Pode ser! Mas, atenção: nem todos os locais permitem. Verifique sempre no site da casa de shows se pode ser levado.
Minha dica pessoal: leve um powerbank bem pequeno e leve, que caiba no bolso ou seja discreto. As chances de ser barrado são menores.
Show sem celular: o que acontece quando telefones são proibidos?
4. Cartão de débito/ crédito ou pagamento digital
Muitos locais não aceitam mais dinheiro em espécie, especialmente arenas ou eventos internacionais.
Prepare seu celular com métodos como Apple Pay, Google Pay ou Pix, e sempre leve um cartão físico, por segurança.
5. Roupas confortáveis
Use roupas confortáveis. Você vai ficar horas em pé, se mexendo e cercado de gente. Por isso, vista-se de forma inteligente:
- Tênis confortável
- Camiseta leve
- Casaco leve, camisa de manga comprida ou um corta-vento (amarrado na cintura se não estiver muito frio)
- Bolsos com zíper
- Mochila bem pequena (tamanho A4, no máximo), bolsa tiracolo ou pochete
Quando o show acontece no inverno, costumo levar um saco plástico ou uma ecobag dobrável dentro da bolsa. Assim, quando eu tirar a blusa na hora do show, consigo guardar sem sujar ou molhar. Dá até para apoiar no chão, se for necessário.
6. Capa de chuva, sim! Guarda-chuva, não!
Shows ao ar livre pedem preparação, não conte com a sorte. Levar capa de chuva de plástico é um trunfo que não pesa e vale super a pena. Guarda-chuva, hoje em dia, é quase sempre proibido. Além de perigoso, atrapalha a visão de quem está por perto.
No show do Rush no Morumbi, em São Paulo (Brasil) choveu forte e os guarda-chuvas, naquela época, eram permitidos por lá. Eu estava na arquibancada e quase não consegui ver sequer o telão. Já em um festival recente em Florença (Itália), com o Green Day, o calor era tão insano que o pessoal usava guarda-chuva para fazer sombra. Porém, na hora do show, todo mundo fechou. Cultura e regras podem mudar de país para país.
7. Garrafa de água pequena
Se for permitido pelo local do show, leve uma garrafa plástica de água com até 500ml. Há alguns locais que permitem, desde que sem tampa. Verifique diretamente no site da casa de shows para ter a certeza.
Em qualquer que seja o caso, uma estratégia para dias bem quentes é congelar a garrafinha cheia e tirar do congelador só quando você estiver saindo de casa. Dessa forma, você garante que ela fique fresca por mais tempo e foge dos altos preços das lanchonetes do evento.
Se for proibido entrar com garrafa de água, é bem provável que o local disponibilize água gratuitamente (em bebedouros, entregue em copinhos plásticos pelos seguranças ou com água potável disponível nas pias dos banheiros).
8. Protetor auricular
Hoje em dia é super fácil encontrar bons protetores auriculares para shows. Vale a pena levar, principalmente se você for ficar perto das caixas de som ou se for um show que você sabe que vai ser altíssimo.
Muita gente ignora, mas um show pode ter decibéis suficientes para causar algum problema auditivo. Há protetores próprios para shows, que reduzem o volume sem distorcer o som. Vale a pena investir se você vai a muitos shows ou tem sensibilidade auditiva.
Recentemente tive uma experiência interessante. Fui a um clube de Zurique (Suíça) assistir a duas bandas de metal e fiquei bem na frente de uma das caixas de som. A visibilidade era incrível, mas o som da primeira banda estava desregulado, altíssimo, com graves que tremiam o chão. Mesmo incomodada, resisti, pois queria muito ver a banda principal, que fez um show com um som impecável.
Passar por isso de vez em quando, ok. Mas para quem vai a muitos shows e curte ficar perto do palco é imprescindível. Lembro também de um show de metal que fui em Berlim (Alemanha): Judas Priest, Uriah Heep e Saxon. Na porta tinha um espaço vendendo protetores auriculares simples, bem baratinhos. Pelo que percebi, parece ser uma regra local disponibilizar protetores.
9. Lenço de papel
Pode parecer besteira mas, em show de estádio ou festival, o banheiro pode virar um caos.
Sempre levo lenço de papel, não custa nada. Em casas de show é tranquilo, mas em estádio pode ser questão de sobrevivência.
10. Ecobag ou tubo para merchandise
Se você pretende comprar merchandise da banda, leve uma sacolinha extra com o tamanho correto do que você pretende comprar ou um tubo para guardar o pôster.
Se for camiseta, dá pra vestir por cima. Agora, se for pôster (como os do Pearl Jam, que são bem concorridos e grandes), o ideal é levar tubo porta-pôster e se preparar para ficar com ele o show inteiro. Para comprar LP, na minha opinião, jamais antes do show – a não ser que você esteja sentado. Deixe pra comprar nas últimas músicas e leve uma ecobag em que ele caiba certinho para facilitar a sua volta para casa.
Como comprar ingressos para shows concorridos
O que NÃO pode levar para um show de rock
1. Correntes, spikes e acessórios metálicos
Sim, a estética rock ‘n’ roll é incrível, mas muitos locais proíbem cintos, colares e pulseiras com spikes ou correntes. Eles podem ser considerados itens perigosos na segurança.
2. Guarda-chuva
Como já disse por aqui, por mais lógico que pareça usar um em dias de chuva, guarda-chuvas são geralmente proibidos por segurança e visibilidade.
3. Mochilas grandes ou bolsas volumosas
A segurança está cada vez mais rígida em todos os lugares do mundo. Mochilas grandes, malas e bolsas com muitas divisórias podem ser barradas. Leve pochete, bolsa tiracolo ou mochila bem compacta (tamanho A4) só com o essencial.
4. Notebook ou objetos de valor
Se você vai para o show direto do trabalho e costuma andar com um notebook, tente deixar o computador em algum lugar seguro antes. Nem sempre tem guarda-volumes ou sequer é permitido entrar com esse tipo de objeto de valor. Evite esse perrengue.
5. Spray, vidro, objetos cortantes
Desodorante em spray, latas, garrafas de vidro, canivetes e afins são proibidos. Leve desodorante roll-on ou em lenço, se achar necessário.
6. Comidas e bebidas de fora
A maioria dos locais não permite entrada com alimentos ou bebidas externas. Exceto em casos médicos ou restrições alimentares específicas, é provável que barrem. Verifique o regulamento oficial do evento com antecedência para se programar.
Checklist para o show
☑ Ingresso digital e/ ou impresso
☑ Documento com foto
☑ Cartão ou forma de pagamento
☑ Celular carregado + (se permitido) powerbank bem pequeno
☑ Capa de chuva para shows ao ar livre
☑ Roupas leves e confortáveis
☑ Mochila compacta (tamanho A4), bolsa tiracolo ou pochete
☑ Lenço de papel
☑ Protetor auricular
☑ Garrafa de água e barrinha de cereais (se forem permitidos)
☑ Ecobag ou tubo para o merchandise
Lembre-se de verificar no site da casa de shows ou do festival quais são as normas específicas para o show. Assim, você evita dores de cabeça e aproveita boas oportunidades (sabia que há casas de show na Itália permitem que os fãs levem lanches naturais, por exemplo?).
Planejar bem o que levar para um show é um carinho a você mesmo. Já vivi muita coisa em 30 anos de shows. Vai por mim: conforto, segurança e mobilidade fazem o show ser ainda melhor.
Quer receber mais conteúdos de shows e viagens?
Inscreva-se na newsletter do TRAVEL 2 CONCERT e receba dicas exclusivas no seu e-mail!