Importante saber
- Endereço: Berwick Street (junto da loja Sister Ray Records), Londres, Inglaterra
- Como chegar: Estações de metrô Oxford Circus ou Piccadilly Circus (cerca de 500 metros a pé)
A capa do álbum “(What’s the Story) Morning Glory?”, do Oasis, lançado em 1995, foi fotografada na Berwick Street, entre as lojas de discos Sister Ray e Reckless Records, no bairro do Soho, em Londres e se tornou emblemática na cultura pop britânica.
Depois de dias vagueando por Londres, o diretor de arte Brian Cannon e o fotógrafo Michael Spencer Jones escolheram a Berwick Street pela perspectiva visual que a rua oferecia, pois estavam procurando por uma que fosse ladeada de edifícios e com um ponto de fuga.
Ao fim de uma madrugada e início de uma manhã de domingo, eles ficaram surpresos por encontrarem a Berwick Street vazia, sem nenhum carro estacionado, apesar do fluxo de caminhões de frutas, verduras e legumes que passavam por ali para montar a feira.
A imagem, com duas pessoas desfocadas caminhando em direções opostas (que poderiam sugerir Liam e Noel, visto que eles não participaram da sessão fotográfica), se refere a um conceito repetido muitas vezes por Noel Gallagher: que na vida há muitas perguntas, mas poucas respostas.
A ideia de criar a capa na rua também seria para transmitir a atmosfera urbana desse álbum.
Apesar da região ser famosa por suas lojas de discos, esse não foi um critério que influenciou diretamente a equipe. O fato é que o sucesso do álbum transformou a Berwick Street em um local de peregrinação para fãs do Oasis – inevitavelmente refletindo também uma referência proposital ou não aos Beatles em sua Abbey Road.
Assista ao vídeo que gravamos aqui em 2011: