Importante saber
- Endereço: Meeting House Square, Temple Bar, Dublin, Irlanda
- Como chegar: Parada de bonde Jervis (linha vermelha). A 300 metros.
No coração vibrante do Temple Bar, uma das áreas mais movimentadas de Dublin, encontra-se uma homenagem a um dos maiores guitarristas da Irlanda: Rory Gallagher.
Na Rory Gallagher Corner, uma esquina discreta mas cheia de significado, fãs de rock e blues podem admirar uma réplica da icônica guitarra Fender Stratocaster que pertenceu ao lendário músico.
A guitarra original de Rory Gallagher foi inicialmente pendurada em uma parede de tijolos na Meeting House Square. Porém, com o tempo, os efeitos do clima de Dublin a danificaram, e ela foi removida pelo irmão de Rory. Hoje, uma réplica da guitarra ocupa o mesmo lugar, posicionada estrategicamente acima da entrada para o Meeting House Square, na Essex Street East.
Rory Gallagher foi um virtuoso guitarrista e cantor irlandês, nascido em 1948 em Ballyshannon, Donegal. Conhecido por sua paixão pelo blues rock e sua habilidade autodidata, ele começou sua carreira com a banda Taste antes de seguir uma bem-sucedida trajetória solo.
Ao longo de sua vida, Rory recusou o estrelato convencional, preferindo manter-se fiel à sua música autêntica, sem truques de estúdio. Sua guitarra icônica, uma Fender Stratocaster desgastada pelo tempo, tornou-se símbolo de sua arte.
Gallagher influenciou grandes nomes da música como Slash, The Edge e Brian May, e suas apresentações ao vivo eram conhecidas por sua energia crua e emotiva.
Ele faleceu em 1995, após complicações de um transplante de fígado. O monumento que o celebra foi inaugurado em 2006, com a presença de The Edge, guitarrista do U2, e do então prefeito de Dublin.
Desde então, esse ponto se tornou uma parada obrigatória para os fãs de música que passam pelo Temple Bar.
Rota do Rock em Dublin, Irlanda
Dublin, na Irlanda, é famosa por seu histórico musical, tendo sido berço de bandas e artistas como U2, Kodaline, Sinead O’ Connor, Thin Lizzy e The Script. A cidade é um excelente destino para os fãs de rock, com lugares interessantes para visitar e para tornar a sua viagem mais musical.
Para quem gosta de bares, por exemplo, o Whelan’s e o Bruxelles tem um ótimo ambiente. Já para quem deseja ver um bom show ao vivo, vale a pena dar uma olhada na agenda do 3Olympia Theatre, do The Academy e do 3Arena, pois são casas que recebem boas bandas internacionais.
Os apaixonados por vinil podem visitar a Tower Records, uma boa loja famosa por sua oferta de discos.
Um tour pelo histórico Windmill Lane Recording Studios para saber mais sobre o U2 e visitar a estátua do querido Phil Lynott, do Thin Lizzy também não podem faltar no seu roteiro musical.
Para planejar sua viagem completa inspirada pelo rock em Dublin (ou em outras cidades e países do mundo), veja todos os guias que já publicamos aqui no Travel2Concert!
Você é importante, RED BIRD!
Quando a gente visita um lugar importante para a história do rock já sabendo as melhores dicas sobre aquele lugar, fica tudo mais fácil e mais gostoso, não é?
Então não deixe de voltar aqui no TRAVEL2CONCERT para dar o seu veredicto sobre o lugar e ajudar a nossa comunidade rocker e viajante de RED BIRDS!
Você pode mandar as suas dicas preciosas aqui.
São os olhares de cada um de nós que tornam cada viagem musical única. Juntos, colaboramos para a preservação da história do rock e do heavy metal no mundo!