Mais informações
- Visita Guiada: Sim
- Endereço: 2 Bd du Palais - Paris - França
- Como chegar: Estação de metrô Cité (100 m)
- Horário: Todos os dias, das das 09h30 às 18h (última entrada às 17h30)
O lugar que o Gojira tocou na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris 2024 foi a Conciergerie, um palácio às margens do rio Sena. A apresentação aconteceu na noite do dia 26 de julho.
O Gojira é uma banda francesa de heavy metal composta por Joe Duplantier, Mario Duplantier, Christian Andreu e Jean-Michel Labadie. Para esta intensa apresentação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, eles fizeram uma versão da canção emblemática da Revolução Francesa, “Mea Culpa (Ah! Ça ira!)”, ao lado da cantora de ópera Marina Viotti.
Os músicos tocaram ao vivo a partir das janelas da histórica Conciergerie, um dos edifícios mais antigos que fez parte do Palais de la Cité na Idade Média e que foi transformado em uma prisão no final do século XIV.
Durante a Revolução Francesa, esse palácio teve como sua prisioneira mais famosa Maria Antonieta, que foi decapitada. Por isso, ao longo da apresentação do Gojira, também tinham mulheres nas janelas sem cabeça e vestidas de vermelho.
Atualmente, a Conciergerie é Patrimônio Mundial da UNESCO e tem visita aberta ao público. Para visitar a Conciergerie, é recomendado comprar o ingresso antecipadamente.
Essa foi a primeira vez na história que uma banda de heavy metal se apresentou em uma cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos.