Mais informações
- Endereço: Harry St, Dublin, Irlanda
- Como chegar: Ponto de ônibus Trinity College, Nassau St. (Opp. Frederick St)
A estátua de Phil Lynott, do Thin Lizzy, é um dos monumentos mais queridos de Dublin.
Inaugurada em 2005 por sua mãe, Philomena, a estátua está localizada em Harry Street, perto do famoso pub de rock Bruxelles, um dos locais favoritos de Phil.
A escultura, criada por Paul Daly, foi encomendada pelo Roisin Dubh Trust para homenagear a vida e o legado de Lynott, que faleceu em 1986.
A estátua captura perfeitamente o espírito rebelde e carismático do vocalista do Thin Lizzy, uma das maiores bandas de rock da Irlanda. Além de sua importância musical, Phil era um poeta e lançou dois livros de poesia nos anos 70.
Phil Lynott, apesar de ter nascido na Inglaterra, cresceu em Dublin e é considerado um dos maiores ícones da música da cidade. Sua estátua é um ponto de encontro popular entre turistas e fãs de rock, que costumam parar para tirar fotos e prestar tributo a este herói da música, inclusive deixando flores a ele.
Conhecida por alguns como a estátua de Thin Lizzy, este monumento também simboliza a forte conexão de Lynott com a cultura dublinense, já que ele costumava passear pela Grafton Street e interagir com os vendedores de flores locais.
Apesar de alguns incidentes ao longo dos anos, como danos causados por vandalismo e acidentes, a estátua permanece um símbolo do legado imortal de Phil Lynott e da influência duradoura de sua música.
Para quem gosta do Phil Lynott e quer conhecer mais sobre o músico do Thin Lizzy em Dublin, poderá visitar também a sala especial dedicada a ele no Museu do Rock ‘n’ Roll e as principais locações do clipe de Old Town.
Quem foi Phil Lynott

Philip Parris Lynott nasceu em 20 de agosto de 1949 em West Bromwich, perto de Birmingham, Inglaterra. Filho de Philomena Lynott e Cecil Parris, Phil passou sua infância em Moss Side, Manchester, antes de se mudar para Dublin, onde foi criado por seus avós.
Foi na adolescência, em Dublin, que Lynott iniciou sua carreira musical, tornando-se vocalista da banda The Black Eagles, ao lado de seu amigo Brian Downey. Mais tarde, Phil formou o Thin Lizzy, uma das bandas de rock mais influentes da Irlanda, conhecida por sucessos como “The Boys Are Back in Town” e “Jailbreak”.
A mistura única de poesia e rock de Lynott, juntamente com o som inovador das guitarras da banda, definiu sua carreira e o consolidou como um dos maiores músicos do século 20.
Além de seu trabalho com o Thin Lizzy, Lynott também lançou dois álbuns solo, Solo in Soho e The Philip Lynott Album.
Phil Lynott faleceu em 4 de janeiro de 1986, mas seu legado continua a inspirar gerações de músicos e fãs.
Rota do Rock em Dublin, Irlanda
Dublin, na Irlanda, é famosa por seu histórico musical, tendo sido berço de bandas e artistas como U2, Kodaline, Sinead O’ Connor, Thin Lizzy e The Script. A cidade é um excelente destino para os fãs de rock, com lugares interessantes para visitar e para tornar a sua viagem mais musical.
Para quem deseja ver um bom show ao vivo, vale a pena dar uma olhada na agenda de shows de Dublin. Há diversos lugares, como o 3Olympia Theatre, o The Academy e o 3Arena que recebem boas bandas internacionais.
Um tour pelo histórico Windmill Lane Recording Studios para saber mais sobre o U2 em Dublin também não pode faltar no seu roteiro musical.
Para planejar sua viagem completa inspirada pelo rock em Dublin (ou em outras cidades e países do mundo), veja todos os guias que já publicamos aqui no Travel2Concert!
Você é importante, RED BIRD!
Quando a gente visita um lugar importante para a história do rock já sabendo as melhores dicas sobre aquele lugar, fica tudo mais fácil e mais gostoso, não é?
Então não deixe de voltar aqui no TRAVEL2CONCERT para dar o seu veredicto sobre o lugar e ajudar a nossa comunidade rocker e viajante de RED BIRDS! São os olhares de cada um de nós que tornam cada viagem musical única.
Juntos, colaboramos para a preservação da história do rock e do heavy metal no mundo!
Visitei a estátua do Phil em novembro de 2024. O dia estava super frio e chuvoso, mas mesmo assim valeu a pena parar por alguns minutos por ali. Me emocionei de ver essa homenagem tão bonita a ele e ao Thin Lizzy. A rua é muito calma e a estátua é bem fácil de encontrar, pois fica no centro de Dublin. No momento da minha visita, a estátua estava bem preservada. Emocionante!